Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

OS REGIMES TOTALITÁRIOS


No século XX, o mundo assistiu ao surgimento e o estabelecimento de regimes totalitários, dos quais os mais conhecidos foram o Nazismo, Fascismo e Stalinismo. Estes regimes são o exemplo por excelência do totalitarismo, e ocorreram, respectivamente, na Alemanha, Itália e União Soviética.

“O forte sentimento nacionalista é um aspecto muito importante do Regime Totalitário”.

Num regime totalitário o Estado intervém em todos os aspectos da vida social dos cidadãos: política, cultura, economia, tudo é controlado, tanto na esfera pública quanto na esfera privada. O poder do Estado é absoluto e inquestionável, não sendo permitida a manifestação de opiniões contrárias, seja por membros do poder, seja por cidadãos comuns, pois todos são obrigados a aceitar e respeitar as leis, que muitas vezes foram impostas pela força.

Porém, não é de uma hora para outra que um regime totalitário se estabelece. É preciso que alguns fatores estejam presentes e se combinem, favorecendo a implantação de um regime tão autoritário e antidemocrático. Em todos os países em que se estabeleceu, a situação política, econômica e social eram precárias. Não que a situação fosse igual em todos os países, mas era comum a todos uma situação de crise social e econômica: a Europa como um todo tentava se reerguer após a Grande Guerra, e o fazia lentamente. Com a crise de 29, causada pela quebra da bolsa de Nova York, a miséria voltou a se alastrar pelo continente europeu, contribuindo para que, em alguns países, surgissem líderes políticos verdadeiramente carismáticos, capazes de conquistar a confiança da população, que não acreditava mais na via democrática - que até então não havia garantido paz nem prosperidade.

Alemanha, declarada culpada pela Primeira Guerra Mundial, foi duramente punida pelo Tratado de Versalhes , que entre muitas penas, foi obrigada a ressarcir os gastos que as grandes potências vencedoras tiveram com a batalha -pagando uma espécie de indenização. A economia caminhava a duras penas, sofrendo com uma superinflação, que chegava a elevar o preço dos produtos três vezes ao dia.

Sua população sofria com o grande número de homens mortos na guerra, em idade economicamente ativa, o que prejudicou a produção do país.

No ano de 1923, a Alemanha estava impossibilitada de pagar a indenização da França, e como esta não queria perder seu dinheiro, invadiu um importante parque industrial da Alemanha, o vale do Ruhr. O povo alemão, que já via o Tratado como uma verdadeira humilhação à sua pátria e se manifestara diversas vezes contra ele, criou aos poucos um sentimento ultranacionalista e passou a apoiar doutrinas políticas radicais. A invasão da França provocou uma grave crise econômica, gerando a hiperinflação, e o povo, que já se sentia muito humilhado, foi às ruas revoltado. O Partido Nazista – Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães – que surgiu na Alemanha após a Primeira Grande Guerra, em 1919, aproveitou-se da insatisfação generalizada e tentou tomar o poder, sob a liderança de Adolf Hitler . Contudo, o golpe foi abafado, e os líderes presos. A Alemanha recebeu um empréstimo dos EUA e voltou a crescer...Até a grande depressão de 29, que agravou a crise, elevou o medo da nação, e forneceu as condições para o Nazismo se estabelecer.

Quando Hitler assumiu de fato o poder, em 1934, a sua doutrina política apresentou-se extremamente radical e totalitária. Baseando-se em princípios nacionalistas, militaristas e racistas, o nazismo defendia a superioridade do povo ariano, sem a mistura que havia com as outras raças e principalmente com os judeus , que se tornaram um dos alvos principais dos Alemães nazistas – juntamente com os negros, homossexuais e os comunistas. O principal objetivo do Partido Nazista era reerguer a economia, purificar a raça, e construir uma nação ideal.

O Partido Nazista utilizou a violência com freqüência, perseguindo seus adversários políticos e eliminando os outros partidos. Através da propaganda e da educação, controlava a população, que era constantemente vigiada, ora por policiais, ora pelos próprios cidadãos, e obrigada a participar de manifestações políticas, como prova de apoio. Os discursos proferidos pelo Fürher recorriam ao sentimento da população, pregando que a Alemanha, enquanto uma nação superior, prejudicada pelas outras raças e nações, necessitava reconquistar o seu orgulho. Apelava, portanto, para o lado emocional da massa, e não o racional.

Na Itália, o Fascismo se estabeleceu antes do Nazismo alemão, em 1922, com Benito Mussolini no poder. A Itália, também vencedora da Primeira Guerra, encontrava-se muito insatisfeita com o Tratado de Versalhes, que não a contemplou com nenhuma colônia alemã, cedendo-lhe apenas uma parte do território da Áustria, além de perder o porto de Fiume para a Iugoslávia.

Nacionalista e com uma forte base militar, Mussolini inaugurou a ditadura Fascista efetivamente em 1926, com o extermínio dos partidos políticos adversários, assim como os meios de comunicação da oposição. O ideal do Império Romano era freqüentemente exaltado, servindo de exemplo para o que deveria ser o Império Italiano.
Na Itália, a economia progrediu , assim como o crime e o analfabetismo foram combatidos com sucesso, elevando a confiança que o povo depositava em seu líder. Com o apoio da igreja, o totalitarismo italiano estabilizou-se por volta de 1929. Contudo, o expansionismo militar, um dos claros objetivos do regime (vide o ideal do império romano), foi um dos fatores que, juntamente com o expansionismo alemão, levou o mundo à Segunda Grande Guerra.

Na Rússia, o totalitarismo veio depois da revolução comunista. Com a morte de Lênnin, o principal líder da revolução, em 1924, Leon Trotsky (chefe do exército) e Joseph Stalin disputam o poder. Stalin era membro do Partido Comunista e já provocava temores em Lênnin por causa da sua sede de poder. Trotsky foi exilado e Stalin assumiu o controle absoluto da União Soviética, governando-a com mãos de ferro – proporcionando alguma estabilidade econômica.

18 comentários:

  1. Queridos alunos, vocês deverão fazer a leitura do texto e logo após, deixar seu ponto de vista sobre o texto, assim como também realizar comentários nas postagens dos colegas.
    Prô Thiago

    ResponderExcluir
  2. O totalitarismo era um regime muito severo, o povo não podia expressar suas opiniões,tudo quem decidia era o ditador. E por muitas vezes para os Fascistas chegarem ao poder era usado o golpe político: Benito Mussolini fez a Marcha sobre Roma então o rei Vitor Emanuel foi obrigado fazer de Mussolini primeiro ministro. Adolf Hitler esperou a grande Depressão para então ser Chanceler, e Stalin exilou Trotsky e assumiu o poder.

    ResponderExcluir
  3. nesse texto vemos que o totalitarísmo, era uma das doutrinas dos nazistas e facistas,que eram pregados como saídas boas e rápidas da famosa crise.o principal líder dos facistas veio da italia,como também o facismo e o líder era o mussolini que colocava obrigatoriamente cada coisa do jeito que achava melhor.o principal líder nazista era adolf hitler que por pressão do povo se tornou primeiro ministro em janeiro de 1933,que como mussolini fazia o que bem entendia.assim vemos que esse dois partidos usavam e desfrutavam do totalitarismo,porém causou consequências:guerras,conflitos,erevoluções.
    e assim como nosso colega vitor s.cassiano disse ele era um regime muito severo e rígido que só resultou em mortes e conflitos

    lucas pereira 9 ano a

    ResponderExcluir
  4. Totalitarismo,como podemos ver que esse foi um regime extremamente severo e marcou muito a história até hoje. Os facistas era a favor de totalitarismo pois devediam a ideia de um controle pesado sobre a sociedade. Eles, tendo tanto poder em mãos, podiam fiscalizar a população em espaços publicos e privados.
    Mas um Regime não nasce de uma hora para outra, precisam de muitos passos como ter em seu corpo pessoas fortes (respeitadas). Dois lideres MUITO importantes foram Benedito Musoline (poder sobre a Italia) e Hitler (poder sobre Alemanha). Tanto um quanto o outro, mostraram ser seriamente rigidos, deixando até hoje marcas de um passado extremamente cruel.

    ResponderExcluir
  5. O totalitarismo foi um regime extremamente pesado,juntamente com os facistas o totalitarismo se tornava mais forte,com eles no poder podendo fiscalizar o todos mesmo fora de casa quanto dentro de casa. Um poder forte por exemplo foi o de Hitler por um tempo, ele matava qualquer pessoa que não ia de acordo com as ideias e pessoas que não fossem iguais a ele. No período da sua ditadura os judeus e outros grupos minoritários considerados "indesejados", como ciganos, negros, homossexuais, deficientes físicos e mentais, foram perseguidos e exterminados no que se convencionou chamar de Holocausto.
    Na Rússia, o totalitarismo veio depois da revolução comunista. Com a morte de Lênnin, Leon Trotsky e Joseph Stalin disputaram o poder com muita sede de serem lideres mas como Stalin provocava arrepios em Trotsky, com sua morte Stalin ficou no poder e assumiu o controle absoluto da União Soviética, governando-a com mãos de ferro proporcionando alguma estabilidade econômica a russia.

    ResponderExcluir
  6. O Totalitarismo foi um regime,marcado por vamos dizer"Regras Enérgicas" e que foram ficando famosas,pois esse regime trouxe o descontentamento da populaçao,mas nao podiam fazer nada pois quem estava no poder eram od nazistas(Alemanha) e Fascistas(Italía).O regime tinha muito mais regras do que um regime autoritario,pois alem de "vigiar"as pessoas publicamente,também vigiavam no privado.E Hitler possuía um grande exército,pois se alguém discordasse de suas ideías,no final essas pessoas morreriam.Durante esse regime o pais foi dominado pelas regras energicas ditadas por Hitler e seus subordinados.

    ResponderExcluir
  7. Era um regime repressor, fazia com que membros de uma família se pusessem um contra o outro. Como disse a Ju: "O totalitarismo se tornava mais forte,com eles no poder podiam fiscalizar à todos, tanto fora de casa quanto dentro de casa". A sensação que todos sentiam na época devia ser horrível, impossível de imaginar. E pensar que tudo aconteceu por ganância e vontade de vingança. Quando Hitler subiu no poder, tudo só piorou, e eu não consigo ver lado positivo em nada disso. Isso apenas mostra no que o homem é capaz de fazer, e parece que quanto mais "evoluímos" mais voltamos para trás. Todos já completaram o que é o Totalitarismo, e agora está bem claro o que é. Eles usaram o nacionalismo como meio de ganhar a população, e deu certo. E temos que admitir que se isso viesse acontecer, iríamos ser deixados levar de novo. Todos se acham completamente capazes de fazer revoluções, mas ninguém faz por pura justiça, sempre há uma segunda intenção.

    ResponderExcluir
  8. O Totalitarismo foi um regime muito severo (cruel)
    eles não respeitavam as opniões do povo, quem decidia era o Ditador.Dois lideres(Hitler e Benedito Mussolini) eram muitos rigidos, com marcas do passado muito mas(cruel).
    Gabriel Camargo N°7 9 ano A
    Professor fiz depois do Hopi Hari não estava muito espirado mas fiz o que eu entendi e o nome giovanni sou eu o Camargo.

    ResponderExcluir
  9. O regime totalitario, era muito severo e duro com toda a população, a população não podiam dar suas opiniões, não podiam ser livre. Até os membros de uma propria família jogavam-se um contra o outro como a julia disse, pessoas mudavam de personalidade com sua propria família pelo medo que tinham do regime,de seus lideres, de suas leis.Como a julia tambem ja disse, esse regime foi influenciado pela ganância, por vingança, de um país querer ser mais forte, e mais rico ' de um querer ser melhor que o outro ' mas o que todos nós sabemos, todos somos iguais, somos de, cores, países, linguas, religiões diferentes, mas somos todos humanos, o ruim é saber que tudo isso aconteceu por vingança e ganância, e pior ainda saber que isso ainda existe nesse nosso mundo, onde todos somos humanos ''da mesma raça'' , e deveriamos ser amigos, 'irmãos' e não inimigos e odiados.
    Ana Paula 9ºA

    ResponderExcluir
  10. Nesse texto vimos que o totalitarismo foi um regime muito cruel e severo com todos os cidadãos, fazia todos eles seguirem os principais líderes na: cultura,religião,política e economia;Havia até alguns casos em que membros da própria família pusessem uns contra os outros.Imagine como deve ser você não poder falar e expressar o que pensa , deve ser horrível , com certeza devia ter sido muito marcante para as pessoas que passaram por essa época.

    *Professor me desculpa por não ter feito antes , é que na quinta eu não estava conseguindo achar o blog e na sexta eu voltei muito tarde do Hopi Hari e não deu tempo de escrever.
    Obrigada , Victória Buonavita 9ºano A

    ResponderExcluir
  11. Vimos no texto que o totalitarismo foi regime muito severo e duro, todas as pessoas eram obrigados a seguirem os principais líderes:Hitler e Benedito Mussolini.Até mesmo famílias se colocavam uns contra outros.Acho que foi muito ruim para oa pessoas da época.
    Kevin 9ºD

    ResponderExcluir
  12. O regime totalitário era muito severo. A população era constantemente vigiada, tanto dentro, como fora de suas casas, não podiam expressar suas opiniões, eram obrigadas a aceitar e respeitar as leis, que muitas vezes foram impostas pela força. Muitas pessoas mudavam muito, até mesmo com os seus familiares, pois tinha medo do regime, de seus líderes (Hitler e Benedito Mussolini) e muitas vezes de suas leis. O pior disso tudo é ver que o regime totalitário ocorreu pelo fato de ganância, de um querer ser melhor que o outro.
    Pro ée a mavii, mandei peloo da ana, pq no meu nao foi !
    Maria Vitória 9ºA

    ResponderExcluir
  13. Eu entendi que o totalitarismo foi um sistema muito duro que pretendia ter um total controle da população,tanto em lugares privados quanto nos lugares públucos,se conseiderava inquestionável.Ele começava a ganhar forças quando o país estiva em crise como foi no caso de alguns países da Europa.Um dos lugares onde teve mais força foi na Alemanha,seu líder foi o Hitler.

    ResponderExcluir
  14. Regimes totalitários ocorreu em uma época muito cruel, onde havia apenas “uma pessoa” no poder, e o resto da humanidade tinha de aceitar, sem se revoltar ou expressar o que pensava, o que essa pessoa dizia, fazia, e mandava; não se tinha liberdade nem, na própria casa e família, como no caso do nazismo. A humanidade era conduzida pelo medo e “admiração” pelo poder do “governante”, e este só queria saber sobre o poder e as riquezas que nele conseguia, não importando as consequências desde que ele conseguisse o que queria. Uma época movida pelas segundas intenções.
    Nicole D. B. Grimaldi 9 ºano A.

    ResponderExcluir
  15. o totalitarismo como todos disseram foi um regime severo,havia somente um ditador,e todas as pessoas por conseguinte deviam obedecer as "regras" e não podiam opinar sobre nada,este regime mostra o limite da ganância do homem,não devo discordar que a população "apreciava" seu ditador,e isto é o que aconteceu na Itália,na Alemanha e na Russia,a população foi enganada,e como vimos no decorrer das aulas,vimos a influência da propaganda sobre isto.O homem chegou no limite e já não se tratam como amigos,se tratam como animais em combate,como se fosse necessário brigar para conseguir uma "falsa" paz.Acho que o homem não está evoluindo,e sim desevoluindo.
    Para mim viver em ditadura é o mesmo que viver sem alma ( Alfieri-tratado dos sofismas politicos)

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Eu não axo correto. O totalitarismo tem como forma de governar pela força, fazendo assim, o povo ficar com medo e serem obrigados a ficar no "seu canto". Para evitar revoltas maiores eram proibidos o direito livre de expressão.
    Hitler queria um mundo perfeito por isso fazia experiências, alem de axar os negro, homosexuais, etc..., uma raça inferior.
    Mussolin ja fazia o que entendia, só se preucupando com seu bem estar.

    Seria melhor do jeito que está e diminuir esses conflitos "bobos"!!


    Lucas Paiva 9° A

    ResponderExcluir
  18. O totaltarismo era um regime cruel cujos lideres usaram da má fase de um certo país para tomarem o poder. Ele detem o controle do Estado a uma só pessoa ou partido, existiam severas regras e eles defendiam a superioridade do povo ariano, fazendo perseguições a homosexuais, Testemunhas de Jeová, negros e comunistas. Ele (totalitarismo) era uma verdadeira ditadura.
    Diego Lacerda 9ºA

    ResponderExcluir